O fuxico de tecido simples é um artesanato de base para acompanhar outras artes. A confecção
Além de ser simples e muito fácil de fazer serve também como terapia para muitas pessoas. Então, se você deseja fazer qualquer artesanato com fuxico terá primeiro que aprender a fazer o fuxico simples.
Para confeccionar o fuxico de tecido simples você irá precisar de:
- Tesoura para cortar tecido;
- Linha para costura;
- Agulha para costura;
- Caneta ou lápis para marcar o molde no tecido (recomendável lápis do tipo 6B);
- Um pedaço de tecido, pode ser retalho do tecido do seu gosto;
- Molde de +/- 6cm de diâmetro ou do tamanho que preferir.
Como fazer fuxico passo-a-passo simples
A técnica do fuxico é bem fácil de fazer e à medida que você for praticando, o acabamento dos seus fuxicos vai ficando cada vez melhor. Comece pelo fuxico simples, depois que você perceber que já conseguiu dominar bem a confecção dele, experimente os outros tipos de acabamento.
1. Molde
Primeiro faça um molde redondo para os seus fuxicos num papelão, cartolina ou outro material firme. Esse molde precisa ter o dobro do tamanho que você quer para o fuxico já finalizado, além de uma sobrinha de tecido para o alinhavo. Use um copo, uma tampa, um pote ou um CD velho para fazer a marcação.
2. Traço no tecido
Coloque o molde sobre o tecido escolhido e usando uma caneta ou lápis, contorne o círculo de modo que o traço fique visível. Aconselhamos que você faça o traçado no avesso, pois essa parte vai ficar para dentro depois de alinhavado e a tinta da caneta não vai aparecer.
3. Corte
Agora é a hora de cortar os círculos que você traçou com uma tesoura afiada ou própria para cortar tecido. O círculo não precisa ser perfeito ou extremamente regular.
4. Alinhave
Dobre uma pequena borda em torno do círculo para dentro do tecido enquanto alinhava. Use uma linha forte e de boa qualidade. O alinhavo nada mais é do que ir passando a agulha de um lado a outro do tecido com espaços regulares entre um ponto e outro.
5. Acabamento
Depois de alinhavado, puxe a linha até que as bordas do círculo se unam no centro, deixando o tecido bem franzido, parecido com uma bolsinha. Dê dois pontos para que a linha não se solte e corte a linha. Amasse com a mão e vá ajeitando o tecido para que ele fique com o formato mais achatado, típico do fuxico.
Dica importante: se você fizer o alinhavo com pontos bem próximos uns dos outros, ele vai ficar com o miolo mais abertinho na hora que você puxar a linha. Esse acabamento é bom para os casos em que você vai finalizar o fuxico com um botão ou outro enfeite no centro. Para deixar o miolo mais fechadinho, dê pontos mais espaçados. Esse acabamento é ideal para criar peças em que o fuxico fique com o centro à mostra como em almofadas e colchas.
Como fazer fuxico com enchimento passo-a-passo
Uma variação bem bonita do fuxico é fazer peças com enchimento. Para isso você vai precisar, além dos materiais já listados acima, fibra sintética ou outro material próprio para preencher o fuxico.
- Recorte os moldes no tecido exatamente como se fosse fazer o fuxico simples;
- Alinhave toda a volta do círculo de tecido para formar o fuxico, mas antes de puxar a linha e fazer o arremate, preencha o tecido com o enchimento até que ele fique bem fofinho;
- Puxe a linha e finalize com alguns pontos para que a costura não se solte. Você vai ter uma bolinha fofinha que pode ser usada de diversas formas na hora de montar o seu produto;
- Uma sugestão de acabamento é criar uma flor com enchimento. Ao puxar a linha para fechar o fuxico, dê um ponto apenas para segurar, passe a linha pelo meio da fibra, saindo bem no centro do tecido do outro lado;
- Costure um botão, uma pérola ou uma miçanga para fazer o miolo da flor;
- Para fazer as pétalas, passe o fio da costura por fora da flor e retorne por dentro no centro. Puxe a linha com firmeza e se for preciso, passe o fio mais de uma vez dando um ponto para dar firmeza ao trabalho. Repita o processo até ter 6 pétalas;
- Para dar contraste, use uma linha de cor diferente do tecido e para finalizar a sua flor com enchimento, corte folhas de tecido e cole com cola para tecido ou costure embaixo da flor;
- Finalize colando um círculo de feltro embaixo da flor.
O formato varia com o corte .
Crochê também pode virar fuxico , basta adaptar a técnica usando .peça confeccionada
Comentários
Postar um comentário